12 de julho de 2010

Mousse de leite de côco e abacate


Olá... e que tal uma coisa boa para adoçar a alma?

Pois é,... esta sobremesa é feita com abacate e leite de côco, é uma versão minha que pode ser também feita com natas de soja. Aprendi uma variante desta receita com a minha mãe, de origem inglesa que nasceu em Angola. A versão da minha mãe era com leite condensado e um cálice pequenino de vinho do porto com açúcar e um pouco de sumo de limão para não oxidar e era tão bom que nas festas era a primeira sobremesa a ir embora! Em África utiliza-se imensa fruta que cá raramente chega e muitas vezes nem se conhece. Vamos então conhecer as propriedades da abacate:

"A polpa de um abacate maduro, além de uma boa fonte de potássio, é rica em vitamina E e contém quantidades razoáveis de vitamina B6, vitamina C, riboflavina e manganês. As vitaminas C e E, ambas ANTIOXIDANTES, podem ajudar a evitar os efeitos nocivos dos radicais livres, que poderão conduzir a certos tipos de cancro. O potássio ajuda a controlar a tensão arterial, a manter o ritmo cardíaco regular e o equilíbrio do sistema nervoso. A vitamina B6 é importante para o funcionamento normal do sistema nervoso. Um nível baixo de vitamina B6 pode estar associado a enjoos matinais. Tal como o azeite, o abacate tem um alto teor de ácidos gordos monoinsaturados, que se pensa, reduzem os níveis de colesterol no sangue."
Fonte: http://bemestar.eu/tag/beneficios-abacate/

"Com origens na América Central, o abacate é uma fonte de grandes benefícios para a saúde das pessoas. Ele facilita o processo de digestão e elimina dores estomacais. Apesar de rico em gordura vegetal, não prejudica o fígado e elimina a sensação de peso no estômago. também contém muito fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes, além de evitar a fadiga mental.
O caroço do abacate, moído e queimado, misturado ao leite, ajuda a combater problemas renais e disenterias. O chá de suas folhas ajuda no processo digestivo, ameniza infecções de garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Ao mastigar as folhas pode-se curar estomatites e ânsias, além de fortificar a gengiva e os dentes.
É rico em vitaminas A, C, E e B6, em proteínas, ferro, magnésio, potássio, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Ele beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos, que entupidos podem causar infarto, e ainda possui a capacidade de bloquear agentes cancerígenos. A dica é bater a fruta no liquidificador junto com leite, duas colheres de aveia e açúcar a gosto. A bebida é rica em energia e dá muita disposição. "
Fonte: http://www.palavras.blog.br/2009/05/os-beneficios-do-abacate.html

E o côco?

"O côco é um fruto tropical abundantemente cultivado no país e é rico em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C) e sais minerais. A polpa extraída desse fruto é ralada e prensada para a obtenção do leite de coco, um produto 100% natural. Para quem se preocupa com saúde e bem estar, ele é um prato cheio, pois além das vantagens nutricionais, é barato, fácil de ser encontrado e muito saboroso.

Os benefícios do uso de leite de coco na culinária são muitos: ele não tem colesterol, o que afasta a possibilidade de doenças cardíacas e hipertensão e contém ferro, que previne a anemia. Além disso, o ingrediente tem mais selênio, ácido fólico e vitamina E – que combatem a formação de radicais livres -, do que o creme de leite e algumas frutas tropicais como acerola, maracujá, abacaxi e graviola. As suas propriedades antioxidantes, mineralizantes e energéticas desenvolvem um papel protetor contra o envelhecimento celular e a arteriosclerose."
Fonte: http://www.culinariaonline.com.br/html/leitedecoco/leitedecoco.html

Espectáculo não?

Ingredientes (para 2 doses)

100 mg de leite de côco
1 abacate médio
2 colh.de chá de açúcar mascavado ou amarelo
Raspa de cacau em barra
1 morango


Deita-se para uma taça o leite de côco, começa-se por escolher um abacate maduro (ligeiramente mole) corta-se ao meio, retira-se o caroço grande (a minha mãe utiliza o caroço para semear abacate, mas se não for em estufa morre com o frio). Com a ajuda de uma colher retira-se a polpa toda, mistura-se ao leite de côco, passa-se com a varinha mágica até ficar um creme aveludado e espesso. Junta-se o açúcar e mistura-se bem. (Frutose para os diabéticos e para pessoas em dietas hipocalóricas é a melhor opção, já que a abacate não é assim tão magra quanto isso.) Raspa-se o cacau por cima apenas para dar o toque (com chocolate branco é que devia ficar booommm... mas enfim...adiante!)
E para finalizar molha-se o morango com água, pana-se com açucar e "ploft" no mousse!
Vai ao frigorifico 2 horas e está pronto!!!


Muito bom e alternativo para quem não pode ou não quer comer as coisas convencionais =)

See Ya'





Soja grelhada em molho de pimentão com arroz branco


Olá!!!

Esta receita é óptima para aqueles dias em que se tem pouco tempo para comer, no entanto como tudo demora o seu tempo, eu costumo precaver-me e tenho sempre algumas coisinhas já semi- feitas no frigorífico. Aqui em casa alguém as há-de comer, para o lixo nunca vai!! Na pior das hipóteses vai para os gatos aqui do telhado! São 6...!!!

Ingredientes

Para o Molho de pimentão:

  • 1 xávena de soja aos pedaços grossos
  • 1 colh. de chá de pimentão doce ou colorau
  • 1 colh . de sopa de vinho branco
  • 1 xávena de água quente
  • sal q.b.
  • 3 dentes de alho
  • azeite q.b.

A soja utilizada foi deixada no frigorífico de molho a absorver o tempero do pimentão misturado com água, vinho branco, azeite, alho e sal durante 1 dia, pode ser mais que não se estraga, mas não exagerem!

Para a preparação da soja:

  • Molho inglês q.b.
  • Salsa q.b.
  • Azeite

No momento da confecção despejam a soja com o molho para um grelhador de fogão ou wok e adicionam azeite, molho inglês e salsa.
Vai-se mexendo de vez em quando durante meia hora, se tanto até ficar no ponto, bem tostadinhos. Retira-se e acompanha-se com arroz branco ou como preferirem.

Lovely*


See Ya'





Creme de Cogumelos e Canónigos

Hello!!!

Como era Domingo lembrei-me de fazer uma coisa mais completa...aquilo a que se chama "The Dinner"...




Well...

O prato de abertura foi um creme que inventei, de cogumelos com canónigos e devo dizer que estáva absolutamente espectacular. E o melhor é que é super simples de fazer, baixa em calorias, rica em nutrientes, totalmente vegan e deliciosa! Leva batata doce em vez de batata normal pois sou alérgica á batata normal, quem quiser pode usar a normal. Nas sopas, costumo usar para a base batata doce, inhame ou chuchu e todas resultam muito bem e para quem faz dieta para emagrecer tembém é usual substituir a batata normal por estes ingredientes.

As propriedades da batata doce

"A intensidade da cor da batata doce está directamente relacionada com o índice de beta-caroteno que possui. O beta-caroteno, mais presente na variedade amarela ou cor de laranja, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A, sendo por isso denominado de “provitamínico A”. As variedades com polpa rosa ou roxa, por outro lado, são uma boa fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as
espécies. Num estudo efectuado para esse efeito, a actividade antioxidante da batata doce de cor roxa foi 3,2 vezes superior ao do mirtilo. Curiosamente, a actividade antioxidante na pele da batata doce, independentemente da sua cor, é três vezes mais elevada do que na polpa.

Recomendada para:

● Obesidade

● Arteriosclerose

● Falta de Irrigação Sanguínea

● Hipertensão Arterial

● Aumento das Necessidades Energéticas (ex: desportistas)"

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org/batata-doce.html


Agora em tempo de sol é absolutamente fundamental repôr os antioxidantes no nosso organismo, especialmente na pele e para quem tem tendência para queimaduras solares como eu, é muito útil a batata doce!
Mas em relação aos canónigos...
Eu nunca antes tinha comido canónigos, cresci sem sequer saber o que isso era, um dia comprei e usei na salada e adorei. Depois estáva a fazer uma sopa e decidi atirar uns canónigos para o "caldeirão" e a sopa ficou uma maravilha e a partir daí foi sempre a aviar.

Para quem não conhece os canónigos aqui vai:

"Planta da moda ainda pouco conhecida entre os portugueses, considerada "gourmet" por alguns gastrossexuais. Plantada por uma minoria embora cresça no estado selvagem em toda a zona temperada da Europa, Ásia Menor e Cáucaso; consome-se praticamente só na Europa!...
Excelente verdura que pode substituir ou complementar os vegetais tradicionais como a alface, o agrião ou até a rúcula... Simplesmente em salada, ou como decorativa num prato fica sempre apelativa!.... Cada um pode realçar o toque gourmet à sua imaginação!
Os canónigos são ricos em vitaminas, minerais e ácido fólico e possuem um valor calórico muito baixo, podendo ser usados para dietas de emagrecimento."
Fonte: http://blogdosebast.blogspot.com/2009/02/canonigos.html


Ingredientes (sopa para 8 doses)

3 Batatas doces médias

6 Cenouras

1 Cebola

9 Dentes de Alho

2 Talos de alho francês

Sal a gosto

Azeite

Água até cobrir os ingredientes (para formar creme, se for mais fica sopa...=) lol )

370gr de Cogumelos de lata (melhor melhor eram os apanhados no monte, lá para Chaves...lol, ou o Shitake!! Um dia destes...)

Salsa q.b.

Folhas de Canónigos q.b.



Preparação:

Numa panela pôr as batatas cortadas, as cenouras (com casca, que é onde residem em maior número os nutrientes), o alho francês, o sal, a cebola e os 6 alhos inteiros (não vale a pena cortá-los, depois pássa-se a varinha mágica, por isso..) e a água. Costumo usar água já a ferver do fervedor e só então junto aos legumes na panela, para ser mais rápido e ao mesmo tempo gasta-se menos gáz. =) Outra ideia boa é cortar os legumes o mais fino que puder (sem exageros) para cozerem mais rápido! E deixar cozer (espeta-se um garfo nos legumes, se entrar fácilmente já está cozido.)
Á parte, num wok ou num grelhador de fogão rega-se com azeite o fundo, junta-se 3 dentes de alho cortadinho e os cogumelhos escorridos, deixar alourar em média 30 min, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, e quase no fim junta-se uns raminhos de salsa cortadinha, misturar bem e reservar.
Quando os legumes estiverem cozidos, reduz-se a um creme aveludado com a varinha mágica (cuidado com os salpicos com sopa a escaldar!), se for necessário junta-se mais água. Prova-se de sal e juntam-se os cogumelos e os canónigos. Vai de novo ao lume até ferver.
Não é assim tão complicada pois não?


Eu amei este creme!!! E para a próxima vou reformulá-lo... vai ser com cogumelos Shiitake, vai ser a loucura!!! =) ... Já estou a ver que vou ter que esconder a sopa, senão... =)


See Ya'