10 de julho de 2010

Arroz de Feijão Azuki e Soja







Antes de mais quero falar das propriedades do feijão Azuki, que são espectaculares a meu ver. Este feijão encontra-se em lojas de dietética como o Celeiro Dieta, a Casa Chinesa aqui no Porto e outras.

"O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. A sua introdução na Europa deu-se após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil. É um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.

Para além de propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. Os japoneses utilizam-no na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas. O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa.

Antes de qualquer preparação, este feijão deve ser deixado de molho durante 10 a 12 horas. Deve cozinhar-se, preferencialmente na panela de pressão, durante 30 minutos, sem sal. O sal deve ser adicionado depois da cozedura e de se deixar a água evaporar, com a tampa destapada e a chama moderada.

Com este alimento também se pode preparar uma infusão particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajudando ainda a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais. Para preparar esta bebida deve colocar-se uma chávena de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu (opcional) e adicionar quatro chávenas de água. Depois de levantar fervura, deve baixar-se a chama para o mínimo e deixar o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. No final, coa-se e bebe-se quente. Se, após ter coado os feijões, se adicionar meia chávena de rábano, nabo ou rabanete ralados, obtém-se uma variante desta infusão indicada para dissolver cálculos renais.

Actualmente, o feijão azuki é um produto relativamente fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e até em alguns hipermercados.

Informação nutricional do feijão azuki
Por 100gramas:

Valor Calórico: 350 kcal
Hidratos de carbono: 66 g
Proteínas: 20 g
Lípidos: 0 g
Fibras: 8 g
Cálcio: 252 mg
Ferro: 8 mg
Potássio: 1254 mg
Sódio: 5 mg"

Fonte: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=272


"O Feijão é o alimento remédio do rim.
Na Medicina Tradicional Chinesa, esse é o orgão relacionado a coragem, atitude.
Já reparou como o feijão e o rim se parecem ?
Não dá para ter coragem sem feijão!
O Feijão Azuki, vermelhinho é o mais medicinal e poderoso.Quanto menor o feijão mais energia ele contém.
Algumas dicas para o preparo correto:
Todo feijão deve ser muito bem lavado. Deixar de molho na geladeira em pote fechado de um dia para o outro e trocar a água antes de cozinhar.
Ao levantar fervura, troque a agua da primeira fervura por uma água nova.
Feijão é uma proteina vegetal, deve ser consumido apenas com arroz de preferência integral e vegetais, se combinado com outra proteína como a animal por exemplo dificulta a digestão e dá gases.
Para evitar o desconforto dos gases, além da combinação adequada, cozinhe o feijão com louro e no refogado coloque um pouco de gengibre picado.
Outra dica para evitar gases é cozinhar o arroz integral adicionando algumas folhas de hortelã na água de cozimento
Quando estiver faltando coragem, ajude seu corpo dando a energia que ele precisa, fortaleça seu rim, tome feijão!"




Ingredientes

Para o Feijão:

200gr de feijão azuki seco (demolhar no dia anterior e mudar a água 3 ou 4 vezes e não guardar essa água.)

Água

Sal a gosto

2 dentes de Alho

Agrião de Jardim

Manjericão

Azeite

3 colh. de sopa de Vinagre de Sidra


Para o Arroz:

200gr de arroz (é preferível ser integral mas pode ser o normal, desde que não seja vaporizado)

Água na proporção de o dobro de água para 1 de arroz

2 cebolas pequeninas

4 dentes de alho

Salsa

Folhas de Louro Secas

Cebolinho

Azeite

Sal a gosto

1 Cenoura

2 Tomates maduros

100gr de pedaços grossos de soja granulada



Preparação:

No dia anterior demolha-se o feijão com água até cobrir, vai-se mudando a água até 4 vezes até a altura da sua preparação. Deita-se fora a água do feijão, nunca se deve usar esta água porque nela ficam substâncias como fitatos que inibem a absorção de outros nutrientes. Rega-se com azeite o fundo da panela, cortam-se os alhos aos pedacinhos pequenos e juntam-se ao azeite. Junta-se o feijão, a água até cobri-lo e o vinagre. Deixar cozer em média 40 min, ou até provar e estes não serem duros. Perto do final junta-se o sal. Convém fazer o feijão com tempo, para que fique pronto antes do arroz ou ao mesmo tempo. Á parte põe-se em água quente os pedaços secos de soja grossos para hidratar, que posteriormente se vai juntar ao arroz.
O arroz, entretanto é feito numa panela á parte, que seja grande, pois no final vai-se juntar o feijão ao arroz. Põe-se um fio de azeite, as folhas de louro (nunca verdes, sempre bem secas, pois as verdes contêm cianeto, um veneno que pode matar), os alhos, as cebolas e os tomates e deixa-se alourar. Junta-se a soja e mexe-se até envolver. Rala-se uma cenoura e adiciona-se juntamente com a água quente. Quando estiver a ferver juntar o arroz a salsa picada e o cebolinho. Quando estiver já o arroz cozido, juntar o feijão e adicionar um copo de água ou o necessário, desde que não fique muito líquido, pois é apenas para fazer o molho e envolver. Misturar levemente com delicadeza para não amassar o arroz, voltar a regar com azeite e polvilhar com salsa seca.
Nós cá em casa servimos quente em pratos de sopa e comemos com colher. Para mim, no dia seguinte fica ainda melhor, porque o sabor apura muito mais. Eu adoro comida fria e tirar directamente do frigorífico e comer é uma delícia!!!


See Ya'




Para abrir o Blog




Olá , hoje finalmente criei o Blog de Cozinha que sempre desejei. Agora que estou de férias posso cozinhar mais vezes e actualizá-lo, em tempo de aulas é mais complicado. Devo dizer que não sou totalmente vegan embora admire imenso a ideologia, não o sou porque de facto já há tanta coisa a fazer no dia a dia, a minha ida ás compras de mercearia demora eternidades pelo facto de ter de ler os rótulos todos e decorar os nomes esquisitos, seguir para casa e vir a net pesquisar os nomes esquisitos e decidir se posso ou não comer aquilo, ter de correr o Porto todo, pois na realidade tenho de ir a várias lojas diferentes e bem distantes para comprar os produtos "especiais" para celíacos e não só.
Descobri que sou celíaca (Enteropatia ao Glúten - proteína presente nos cereais como o trigo, cevada, centeio, malte e aveia, bem como em todos os alimentos que contenham farinhas destes cereais) faz este Verão 4 anos, além disso sou intolerante á lactose (Presente no leite de vaca e derivados), alérgica ao milho (o que faz que nem todos os alimentos á venda para celíacos sejam bons para mim), aos ovos (albumina-clara) e alérgica á proteína da carne (os médicos ainda não descobriram bem este problema, mas não reajo nada bem á carne, por isso deixei de a comer e sinto-me óptima). Também não tolero leguminosas como a ervilha, a lentilha, o feijão, o grão e os citrinos.
Ainda não sou vegetariana porque como peixe, não muito, mas vou comendo. Este blog terá receitas para todos, algumas para alérgicos como eu, outras para celíacos, outras para vegans e vegetarianos, e ainda para quem faz dieta ou quer uma alimentação saudável.

Este blog é para todos. Espero que Gostem da minha Cozinha!!!*