10 de setembro de 2010

Brownies de Alfarroba


Hello my friends!



Depois de uma longa temporada “longe” volto aqui hoje para postar a famosa receita dos Brownies de Alfarroba. Falemos primeiramente da origem deles, a versão mais popular sobre eles é a seguinte: “Sabe-se que o Brownie é um bolo de chocolate proveniente dos EUA, mas existem várias versões para a origem do Brownie, sendo a mais popular aquela que diz que o Brownie foi criado por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos, serviu-os e anunciou a todos que tinha preparado alguns “Brownies”. Os convidados adoraram! A notícia espalhou-se e assim, a sua invenção tornou-se popular. 

È caso para dizer que é com erros que se inventam as melhores coisas! =D
Pois e então porque é que este é um bolo mais saudável do que os convencionais? Ora bem, primeiro porque em vez de levar açúcar refinado leva frutose, esta por sua vez tem o poder de adoçar em média mais 30% do que açúcar e por isso ganha-se a vantagem de poder cortar na quantidade. Segundo, não leva as gorduras saturadas da manteiga animal e do chocolate comum (que é rico em açúcar refinado também - uma bomba!). Terceiro, é rico em fibras pelo poder da alfarroba, da qual vamos falar já de seguida.  

Alfarroba – Chocolate Faz-de-Conta!



As alfarrobas são vagens de 10 a 30 cm de comprimento da Alfarrobeira. Estas, dentro contêm as sementes castanhas que são duríssimas. Da alfarroba aproveita-se, sobretudo, a farinha que é a parte obtida pela trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem. Ela contém cerca de 50% de vários açúcares, para além de fibra (celulose), proteína, cálcio, fósforo, magnésio, silício, ferro, taninos, pró vitamina A e vitamina B1. O produto é amplamente utilizado na indústria alimentar, como sucedâneo do cacau, em pastelaria, alimentos dietéticos e papas para bebés. Podemos dizer que o consumo de alfarroba é mais saudável porque praticamente não possui gordura (o cacau tem cerca de 23% de gorduras), nem glúten, nem cafeína, ou outro alcalóide. Em compensação, tem mais açúcares do que o cacau. É anti-diarreica, estimulante, laxativa, mineralizante, nutritiva e abre o apetite. Tem sido usada contra a gastroenterite das lactantes, falta de apetite, anemia, convalescença, para tratar desordens do foro intestinal (diarreias e obstipação, dependendo do modo como for preparada) e para regular a digestão.  

Não foram encontradas quaisquer contra-indicações, mas deve, contudo, ser consumida em doses moderadas, uma vez que contém grandes quantidades de taninos que, tal como o café e o cacau, inibem a absorção de proteínas pelo organismo.  
O pó das sementes (farinha de alfarroba) contém pectina, óptima para quem sofre de prisão de ventre. Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten na ingestão de dieta (óptimo para celíacos), possui propriedades antioxidantes e reduz o colesterol.  É ainda uma opção a considerar para quem tem alergia ao cacau e para quem que aumentar o consumo de fibras com um sabor tão bom!


Vale a pensa ressaltar um ponto importante para quem precisa manter a linha e não pode aumentar o colesterol. TODOS os chocolates em barra, seja chocolate negro (70% de cacau), chocolate de leite (com lacticínios), chocolate vegan (sem nada de origem animal), chocolate de alfarroba, entre outros, contêm gorduras vegetais (óleo de coco, de palma, gordura vegetal hidrogenada, etc.) para dar forma e consistência ao chocolate em barra. Por isso é que no rótulo as calorias em todos eles rondam as 500Kcal por 100gr. O que realmente engorda são estes óleos que os produtores adicionam ao cacau ou a alfarroba. Portanto, comprar cacau em pó puro, ou alfarroba em pó pura são boas opções de comer o tão adorado chocolate sem adicionar os venenos que têm as tabletes. Tanto o cacau como a alfarroba têm imensos benefícios para a saúde e ambos na sua forma pura são amargos. Ao usar quantidades pequeninas consegue-se o sabor do chocolate, a cor e a textura ideais e ao mesmo tempo um pacote de 250 gramas rende bastante.

Vamos então à receitinha!!

Ingredientes:
120gr de Manteiga de Soja
2 Ovos inteiros
80gr de Frutose
100gr de Farinha de Trigo Sarraceno (á escolha de cada um)
3 Amêndoas ou frutos secos á escolha
30gr de Alfarroba
50gr de Chocolate Negro
1 Pitada de sal
1 Colher de chá de água a ferver


Confecção:
Primeiramente untar uma forma para bolos se possível quadrada ou rectangular, para que no fim se possa cortar aos quadradinhos o bolo e fiquem realmente Brownies! Eu como não tinha usei uma redonda de 25cm de diâmetro, por isso esta receita está estipulada para uma forma desse tamanho. Se usar uma forma maior não se esqueça de aumentar as doses dos ingredientes. Num recipiente fundo junta-se a manteiga de soja, os ovos e a frutose. Mexe-se bem com a ajuda de uma colher de pau até formar uma mistura homogénea. Deve-se reparar que esta mistura fica com uns grânulos que são da manteiga e que é absolutamente normal, pois deve-se ao facto desta estar em estado frio aquando da sua mistura. Após isso num recipiente á parte colocar a farinha de trigo sarraceno e juntar á mistura, mexendo sempre muito bem. 



Juntar a alfarroba e voltar a misturar cuidadosamente. Só então é que se parte aos bocadinhos os 50gr de chocolate preto (e não vale fazer batota, tem de ter pelo menos 50% de cacau senão vai é engordar e não é esse o objectivo! Lol). Adiciona-se uma colher de chá de água a ferver e uma pitada de sal para ajudar na mistura. Passa-se a massa para a forma untada e rala-se por cima 3 amêndoas com casca. 
Pode-se usar castanha-do-Pará, nozes, avelãs, conforme o gosto de cada um. Leva-se ao forno previamente aquecido a 190º por 30 minutos em média. (Dependendo de cada forno, para se ver se realmente já está cozido, espeta-se uma faca no bolo em vários sítios e se esta sair praticamente limpa este já está cozido.) 

Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma. Só após ficar frio se pode desenformar e então cortar aos quadradinhos!
Eu usei chocolate aos pedacinhos porque o Garth adora chocolate, no entanto na minha opinião os Brownies também ficariam óptimos sem os pedacinhos do chocolate e muito menos calóricos. A alfarroba é bastante amarga, tal como o cacau puro, daí não se dever abusar muito dela para que os Brownies possam ficar doces. 





Delicie-se... Um Pecado sem culpa!

E para complementar com o sabor do chocolate um cafezinho quentinho á maneira para ver se aquece o coração! 


See Ya’