12 de julho de 2010

Creme de Cogumelos e Canónigos

Hello!!!

Como era Domingo lembrei-me de fazer uma coisa mais completa...aquilo a que se chama "The Dinner"...




Well...

O prato de abertura foi um creme que inventei, de cogumelos com canónigos e devo dizer que estáva absolutamente espectacular. E o melhor é que é super simples de fazer, baixa em calorias, rica em nutrientes, totalmente vegan e deliciosa! Leva batata doce em vez de batata normal pois sou alérgica á batata normal, quem quiser pode usar a normal. Nas sopas, costumo usar para a base batata doce, inhame ou chuchu e todas resultam muito bem e para quem faz dieta para emagrecer tembém é usual substituir a batata normal por estes ingredientes.

As propriedades da batata doce

"A intensidade da cor da batata doce está directamente relacionada com o índice de beta-caroteno que possui. O beta-caroteno, mais presente na variedade amarela ou cor de laranja, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A, sendo por isso denominado de “provitamínico A”. As variedades com polpa rosa ou roxa, por outro lado, são uma boa fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as
espécies. Num estudo efectuado para esse efeito, a actividade antioxidante da batata doce de cor roxa foi 3,2 vezes superior ao do mirtilo. Curiosamente, a actividade antioxidante na pele da batata doce, independentemente da sua cor, é três vezes mais elevada do que na polpa.

Recomendada para:

● Obesidade

● Arteriosclerose

● Falta de Irrigação Sanguínea

● Hipertensão Arterial

● Aumento das Necessidades Energéticas (ex: desportistas)"

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org/batata-doce.html


Agora em tempo de sol é absolutamente fundamental repôr os antioxidantes no nosso organismo, especialmente na pele e para quem tem tendência para queimaduras solares como eu, é muito útil a batata doce!
Mas em relação aos canónigos...
Eu nunca antes tinha comido canónigos, cresci sem sequer saber o que isso era, um dia comprei e usei na salada e adorei. Depois estáva a fazer uma sopa e decidi atirar uns canónigos para o "caldeirão" e a sopa ficou uma maravilha e a partir daí foi sempre a aviar.

Para quem não conhece os canónigos aqui vai:

"Planta da moda ainda pouco conhecida entre os portugueses, considerada "gourmet" por alguns gastrossexuais. Plantada por uma minoria embora cresça no estado selvagem em toda a zona temperada da Europa, Ásia Menor e Cáucaso; consome-se praticamente só na Europa!...
Excelente verdura que pode substituir ou complementar os vegetais tradicionais como a alface, o agrião ou até a rúcula... Simplesmente em salada, ou como decorativa num prato fica sempre apelativa!.... Cada um pode realçar o toque gourmet à sua imaginação!
Os canónigos são ricos em vitaminas, minerais e ácido fólico e possuem um valor calórico muito baixo, podendo ser usados para dietas de emagrecimento."
Fonte: http://blogdosebast.blogspot.com/2009/02/canonigos.html


Ingredientes (sopa para 8 doses)

3 Batatas doces médias

6 Cenouras

1 Cebola

9 Dentes de Alho

2 Talos de alho francês

Sal a gosto

Azeite

Água até cobrir os ingredientes (para formar creme, se for mais fica sopa...=) lol )

370gr de Cogumelos de lata (melhor melhor eram os apanhados no monte, lá para Chaves...lol, ou o Shitake!! Um dia destes...)

Salsa q.b.

Folhas de Canónigos q.b.



Preparação:

Numa panela pôr as batatas cortadas, as cenouras (com casca, que é onde residem em maior número os nutrientes), o alho francês, o sal, a cebola e os 6 alhos inteiros (não vale a pena cortá-los, depois pássa-se a varinha mágica, por isso..) e a água. Costumo usar água já a ferver do fervedor e só então junto aos legumes na panela, para ser mais rápido e ao mesmo tempo gasta-se menos gáz. =) Outra ideia boa é cortar os legumes o mais fino que puder (sem exageros) para cozerem mais rápido! E deixar cozer (espeta-se um garfo nos legumes, se entrar fácilmente já está cozido.)
Á parte, num wok ou num grelhador de fogão rega-se com azeite o fundo, junta-se 3 dentes de alho cortadinho e os cogumelhos escorridos, deixar alourar em média 30 min, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, e quase no fim junta-se uns raminhos de salsa cortadinha, misturar bem e reservar.
Quando os legumes estiverem cozidos, reduz-se a um creme aveludado com a varinha mágica (cuidado com os salpicos com sopa a escaldar!), se for necessário junta-se mais água. Prova-se de sal e juntam-se os cogumelos e os canónigos. Vai de novo ao lume até ferver.
Não é assim tão complicada pois não?


Eu amei este creme!!! E para a próxima vou reformulá-lo... vai ser com cogumelos Shiitake, vai ser a loucura!!! =) ... Já estou a ver que vou ter que esconder a sopa, senão... =)


See Ya'




1 comentários:

Anónimo disse...

De todas as receitas selecionadas, esta foi a que me pareceu mais completa, simples e isenta de produtos de origem animal. Parabéns e obrigada.
Ana Paula

Enviar um comentário

Ficarei feliz com o seu comentário! =)