11 de outubro de 2010

O leitor mais saudável do ano

Olá Amigos(as)...
Já estando em aulas é-me complicado postar e espero que entendam isso, mas não deixo nunca de cozinhar e de inovar! Primeiro porque é uma necessidade inerente a minha situação, segundo porque adoro e terceiro porque é mais seguro. Bem, como sou viciada em comprar revistas de saúde reparei num Passatempo da revista "Prevenir". Na minha opinião esta é a melhor revista sobre saúde que se vende em Portugal, esta é a minha opinião pessoal e não vale mais do que isso. O Passatempo chama-se "O leitor mais saudável do ano" e eu participei. Para isso escrevi a minha história de vida, o que fazia de errado e o que mudei para ser mais saudável. O que mais lamento e mais me condicionou foi o limite de palavras (300). Eu ultrapassei o limite (o que me deixa receosa pelo facto de poder ser automaticamente excluída), mas mesmo nestes termos sinto que não contei nem 1/3 dos erros que fazia, e do bem que faço hoje. 
Partilho hoje convosco a minha história pessoal, em jeito de síntese claro está e da mesma forma que vou enviar para a revistaEspero que me dêem algum feedback, pois é algo extremamente pessoal e gostaria de saber o que pensam. Muito obrigada pela assiduidade com que visitam o meu Blog e muita Luz* nos vossos caminhos.







A minha história de vida




"A minha história começa quando tinha 13 anos, quando um primo meu se suicidou. Uma onda de choque embateu em tudo quilo em que acreditava. Exprimia a minha revolta através da escrita, mas nem isso chegava para acalmar uma ferida aberta. Comecei a faltar às aulas, isolei-me do mundo, deixei de comer, tudo como forma de auto-punição.  Entrei numa relação secreta com uma pessoa muito mais velha que eu que abusou de mim física e psicologicamente. Sentia-me um fardo para todos. Deixara á muito de partilhar as minhas emoções com a família e não tendo amigos vi-me sozinha no precipício do mundo. Ao tentar acabar a relação percebi que só sairia dela morta, tal era a dependência e a possessão da pessoa com quem eu estava. Comecei a pensar em suicídio e as tentativas seguiram-se. No hospital encaminharam-me para psiquiatria, onde me afoguei em antidepressivos e calmantes fortíssimos, cheguei aos 15 anos magríssima dos efeitos secundários dos antidepressivos. Desses tempos não tenho uma única memória, tudo me foi levado pelos comprimidos que tomara. Depois comecei a procurar a comida como forma de apoio emocional até um dia perceber que sofria de hipertensão e que o meu colesterol estava a 220. Sofria de um cansaço crónico extremo que me impossibilitava de sair da cama, era invadida por um sono que durava dia e noite, a maior parte do que comia vomitava e foram imensas vezes que passei a noite nas urgências do Hospital para sair de lá sem respostas. Tendo reprovado o ano não entrei na faculdade. Os meus pais decidiram fazer-me um check-up e descobri que era celíaca, que tinha intolerância á lactose, além da alergia á carne, ao ovo e ao milho. Modifiquei radicalmente a minha alimentação e entrei na faculdade no ano seguinte, numa cidade nova, longe da família e reparei que algo de errado se passava. Perdia a memória, sentia-me exausta, era-me complicado dormir menos que 12 horas e reprovei o ano. Ao fazer análises foi-me diagnosticada anemia por falta de vitamina B12. Aí iniciei as minhas pesquisas na área da alimentação saudável, comecei a comprar a revista Prevenir e  hoje acredito que uma boa alimentação é o pilar estrutural da nossa vida e de todas as gerações que hão-de vir. Nestas férias descobri como cozinhar de forma alternativa e desde então cozinhar revelou-se uma paixão na minha vida. Criei um blog de alimentação saudável (www.acozinhadaruiva.blogspot.com) e esforço-me por ensinar a toda a gente a melhorar a sua alimentação e a ter uma atitude activa na procura de informação. Não precisam ser todos vegetarianos, apenas precisam de ser conscientes e regrados. A anarquia alimentar mina os dias da nossa sociedade e o valor dos alimentos perde-se. Hoje sei que uma alimentação consciente é um seguro de saúde. Podia ter-me perdido para sempre, mas ao perder-me no caminho encontrei-me mais nitidamente do que nunca. Durante todos estes anos carreguei uma estranha nos pés, mas hoje sei quem carrego e tenho orgulho, um incomensurável orgulho em mim. Alimente-se com consciência, respeite o que come, agradeça os alimentos e seja feliz por toda a vida."






Aproveito para dedicar este post e esta música (que é a dele e sempre será) ao Décio, o primo de quem falo na minha história de vida. Espero que ele receba a luz que tanto merece, onde quer que ele esteja. 




Amo-te Anjo!

See Ya'

7 comentários:

Fred Rosa disse...

Que história de vida tão pesada :(
Essa pré-adolescência e adolescência não foram fáceis!

Eu desde 2008 que também tenho muito cuidado com a minha alimentação, de vez em quando lá abuso nos doces é o meu pecado...
Sou ovo-lácteo-vegetariano e o teu blog é-me muito útil! Obrigado por partilhares as tuas receitas.

Boa sorte no passatempo! txau!

Nuno Beça disse...

Bem sabes que não sou nada de comentar blogs nem o que quer que seja mas deixo aqui como que algo mais público que conhecendo como conheço toda tua história, és no fundo já uma vencedora, mesmo não vencendo o dito passatempo. Pois passar tudo o que passaste, com uma bravura que sempre te caracterizou e reconhecida por mim desde que te conheci, tornaram-te na pessoa que és agora de uma vivacidade e luz como antes não se sentia... No fundo é como sempre disse, por mais experiências negativas que tenhamos, nunca nos devemos "agarrar" a elas, mas antes aos ensinamentos positivos que delas podemos retirar. Neste caso tens o teu novo estilo de vida a nível nutricional que revolucionou totalmente o teu estilo como pessoa, ser no mundo de hoje e mesmo sendo pessoa um elemento distinto, tu acabas por sobressair no meio de uma multidão distinguindo-te dos demais e sei que assim será daqui para a frente e a prova é o quanto este blog pode mudar pessoas, abrir mentalidades, pois este blog és tu, a nova "Ruiva" (que conheci outrora com cabelo "cor do sol", como pensava no meu interior), contagiante, inovadora e sem dúvida inspiradora:)

Um beijo

Nuno Beça

Anónimo disse...

Aconselho que consultes este site, esta médica neurologista e nutricionista, Dr Natasha Campbell McBride, reconhecida internacionalmente por tratar inúmeros casos graves de alergias alimentares e outros problemas digestivos, o seu tratamento é completamente natural, tal como tu ela acredita que a cura para tudo começa pela alimentação. Ela explica tudo no seu site e livros.

A sua máxima é a mesma daquele que é considerado o pai da medicina ocidental, Hipócrates:

"Toda a doença começa no intestino"

http://gaps.me/preview/?p=242

Anónimo disse...

Querida Vanda, passei por aqui e adorei o teu blog!
Deixo-te um poema de Rumi que adoro e que me deixa sempre sem palavras!

"Este ser humano es una casa de huéspedes.
Cada mañana una nueva llegada.
Un gozo, una depresión, un significado
alguna consciencia momentánea viene,
cual visitante inesperado.
Dales la bienvenida y entreténlos
Incluso si son un cúmulo de penas
que violentamente dejan tu casa
vacía de muebles.
Sigue tratando a cada huésped honorablemente,
Tal vez te deje el camino libre para una nueva dicha.
El pensamiento oscuro, la verguenza, la malicia,
recíbelas en la puerta riendo,
e invitalas a pasar.
Agradece todo lo que llegue,
porque todo ha sido enviado
como guía del más allá."

um beijo amigo augusta

Anónimo disse...

Confesso que fiquei muito sensibilizada com a leitura da sua história de vida, mas ao mesmo tempo penso que tudo não passou de uma grande provação em sua vida,e que fez de si a pessoa maravilhosa que hoje é, parabéns por toda essa grande força interior.
beijinhos
Gorete

Anónimo disse...

Curioso como as máscaras que usamos são maiores que os fantasmas que carregamos.
Era capaz de dizer que toda a tua vida tinhas sido leve e contente porque foi sempre assim que te vi desde o dia que entraste na sala de aula. Bem, nem sempre...tenho que ser sincera, nas curtas e circuntanciais conversas que tivemos percebi-te uma lucidez profunda, típica de quem carrega uma bagagem do passado sabes? mas não perdeste o brilho no olhar. Continua a sorrir e a passear os cabelos ruivos de mão dada com o Edgar ;) A vossa cumplicidade ainda continua a chatear muita gente invejosa... sejam felizes!

Beijinho

Ruiva disse...

Obrigada a todos do fundo da minha alma por perderem um pouco do vosso tempo a cultivarem-se no meu blog, que também é vosso e a comentarem os meus posts! =) Potências de Luz para Todos!! ***

Ruiva'

Enviar um comentário

Ficarei feliz com o seu comentário! =)