Olá... e que tal uma coisa boa para adoçar a alma?
Pois é,... esta sobremesa é feita com abacate e leite de côco, é uma versão minha que pode ser também feita com natas de soja. Aprendi uma variante desta receita com a minha mãe, de origem inglesa que nasceu em Angola. A versão da minha mãe era com leite condensado e um cálice pequenino de vinho do porto com açúcar e um pouco de sumo de limão para não oxidar e era tão bom que nas festas era a primeira sobremesa a ir embora! Em África utiliza-se imensa fruta que cá raramente chega e muitas vezes nem se conhece. Vamos então conhecer as propriedades da abacate:
"A polpa de um abacate maduro, além de uma boa fonte de potássio, é rica em vitamina E e contém quantidades razoáveis de vitamina B6, vitamina C, riboflavina e manganês. As vitaminas C e E, ambas ANTIOXIDANTES, podem ajudar a evitar os efeitos nocivos dos radicais livres, que poderão conduzir a certos tipos de cancro. O potássio ajuda a controlar a tensão arterial, a manter o ritmo cardíaco regular e o equilíbrio do sistema nervoso. A vitamina B6 é importante para o funcionamento normal do sistema nervoso. Um nível baixo de vitamina B6 pode estar associado a enjoos matinais. Tal como o azeite, o abacate tem um alto teor de ácidos gordos monoinsaturados, que se pensa, reduzem os níveis de colesterol no sangue."
Fonte: http://bemestar.eu/tag/beneficios-abacate/
"Com origens na América Central, o abacate é uma fonte de grandes benefícios para a saúde das pessoas. Ele facilita o processo de digestão e elimina dores estomacais. Apesar de rico em gordura vegetal, não prejudica o fígado e elimina a sensação de peso no estômago. também contém muito fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes, além de evitar a fadiga mental.
O caroço do abacate, moído e queimado, misturado ao leite, ajuda a combater problemas renais e disenterias. O chá de suas folhas ajuda no processo digestivo, ameniza infecções de garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Ao mastigar as folhas pode-se curar estomatites e ânsias, além de fortificar a gengiva e os dentes.
É rico em vitaminas A, C, E e B6, em proteínas, ferro, magnésio, potássio, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Ele beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos, que entupidos podem causar infarto, e ainda possui a capacidade de bloquear agentes cancerígenos. A dica é bater a fruta no liquidificador junto com leite, duas colheres de aveia e açúcar a gosto. A bebida é rica em energia e dá muita disposição. "
Fonte: http://www.palavras.blog.br/2009/05/os-beneficios-do-abacate.html
E o côco?
"O côco é um fruto tropical abundantemente cultivado no país e é rico em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C) e sais minerais. A polpa extraída desse fruto é ralada e prensada para a obtenção do leite de coco, um produto 100% natural. Para quem se preocupa com saúde e bem estar, ele é um prato cheio, pois além das vantagens nutricionais, é barato, fácil de ser encontrado e muito saboroso.
Os benefícios do uso de leite de coco na culinária são muitos: ele não tem colesterol, o que afasta a possibilidade de doenças cardíacas e hipertensão e contém ferro, que previne a anemia. Além disso, o ingrediente tem mais selênio, ácido fólico e vitamina E – que combatem a formação de radicais livres -, do que o creme de leite e algumas frutas tropicais como acerola, maracujá, abacaxi e graviola. As suas propriedades antioxidantes, mineralizantes e energéticas desenvolvem um papel protetor contra o envelhecimento celular e a arteriosclerose."
Fonte: http://www.culinariaonline.com.br/html/leitedecoco/leitedecoco.html
Espectáculo não?
Ingredientes (para 2 doses)
100 mg de leite de côco
1 abacate médio
2 colh.de chá de açúcar mascavado ou amarelo
Raspa de cacau em barra
1 morango
Deita-se para uma taça o leite de côco, começa-se por escolher um abacate maduro (ligeiramente mole) corta-se ao meio, retira-se o caroço grande (a minha mãe utiliza o caroço para semear abacate, mas se não for em estufa morre com o frio). Com a ajuda de uma colher retira-se a polpa toda, mistura-se ao leite de côco, passa-se com a varinha mágica até ficar um creme aveludado e espesso. Junta-se o açúcar e mistura-se bem. (Frutose para os diabéticos e para pessoas em dietas hipocalóricas é a melhor opção, já que a abacate não é assim tão magra quanto isso.) Raspa-se o cacau por cima apenas para dar o toque (com chocolate branco é que devia ficar booommm... mas enfim...adiante!)
E para finalizar molha-se o morango com água, pana-se com açucar e "ploft" no mousse!
Vai ao frigorifico 2 horas e está pronto!!!
Muito bom e alternativo para quem não pode ou não quer comer as coisas convencionais =)
See Ya'
0 comentários:
Enviar um comentário
Ficarei feliz com o seu comentário! =)